Cidades Criativas foi tema de reunião realizada em Dois Córregos

“Cidades Criativas” foi o tema do encontro realizado pelo Instituto Usina de Sonhos de Dois Córregos no último dia 28 de Novembro. O evento foi uma iniciativa do empresário, poeta e presidente do Instituto, Dr José Eduardo Mendes Camargo.

A reunião contou com a presença do prefeito Chico Telles, da primeira dama Silvana Galastri Telles, dos vereadores Fausi Mattar, Douglas Pedroso, José Eduardo Trevisan, Mara Valdo e Tião Masiero. Além deles, também estiveram presentes a diretora do departamento de Educação, Professora Rosa Laura Garcia Calacina, do departamento de Cultura e Turismo, Mara Arietti Nais, representantes de empresas locais e de conselhos como o Comtur (Conselho Municipal de Turismo), além da Associação dos Produtores Rurais de Dois Córregos. Também prestigiou o encontro o senador Fausto Longo, o primeiro brasileiro a ocupar um cargo no parlamento italiano.

O encontro foi coordenado por Sheila Brabo, Sumara Regina Ancona Lopes e Bianca Mariani Kedi Ayrão, do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) de São Paulo.  “Tenho certeza que Dois Córregos já é uma cidade criativa por toda a tradição que tem e pelas condições que tem. Agora só depende de se ter uma estratégia para que isso se viabilize o mais rápido possível. Fiquei muito feliz em ver o prefeito estar aqui conosco sentado, para aprender e discutir coisas novas”, afirmou.

“Este encontro superou nossas expectativas, pela quantidade e pela qualidade das pessoas que participaram. Foram apresentadas boas idéias, uma energia muito positiva. E queremos continuar os trabalhos com um segundo próximo encontro. Vamos trabalhar para que Dois Córregos seja uma cidade de economia criativa, prestigiando nossa cultura, nossa gastronomia”, comentou o presidente do Instituto, Dr José Eduardo Mendes Camargo.

O senador Fausto Longo participou também da elaboração do projeto Dois Córregos 2030 e elogiou a iniciativa do grupo. “Transformar Dois Córregos em uma cidade criativa não depende de bens materiais da produção industrial e sim, do talento das pessoas. Realmente é um caminho para Dois Córregos, trabalhar em um conjunto com a região e estudar cidades como Jaú e Brotas, com a questão da natureza, a hidrovia Tietê Paraná. Nesta região aflora outro potencial da região. Dois Córregos tem características muito importantes e que podem ser desenvolvidas”, comentou.

O encontro discutiu ações para promover a economia criativa, ou seja, trata-se de um dos setores do comércio internacional que gera crescimento, empregos, divisas, inclusão social e desenvolvimento humano. É o ciclo que engloba a criação, produção e distribuição de produtos e serviços que usam o conhecimento, a criatividade e o ativo intelectual como principais recursos produtivos.O conceito de Cidades Criativas acredita que uma cidade que estimula e é estimulada por uma economia específica, com base na cultura e no conhecimento, torna-se uma cidade inteligente. Ao apropriar a inovação nos ciclos econômicos, os territórios criativos transformam cadeias produtivas em cadeias de valor.

“Fico muito feliz em poder participar, não somente como prefeito, mas também como cidadão. Estamos buscando juntamente com a comunidade novas soluções para a crise que estamos enfrentando. Foi um momento para estabelecer diretrizes para o crescimento da nossa cidade, Dois Córregos pode alavancar o desenvolvimento regional”, ressaltou o prefeito Chico Telles.

Para continuidade dos trabalhos, será realizada próxima reunião no mês de Janeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *