Um pouco sobre nossa história

O Instituto Usina de Sonhos, na cidade de Dois Córregos (SP), foi idealizado e criado pelo poeta e empresário José Eduardo Mendes Camargo em agosto de 1995.

O projeto foi reconhecido pela Unesco (órgão das Nações Unidas para o Desenvolvimento da Cultura) graças à intermediação do senhor Kiflê Selassie, que contou com o apoio da Associação Brasileira da Indústria de Brinquedos (Abrinq) e dos recursos previstos na Lei de Incentivo à Cultura. A indicação foi referendada pelo Ministério da Cultura (Minc).

Está registrado no cartório da Comarca de Dois Córregos como “entidade cultural sem fins lucrativos”, sob nº158.

A Usina de Sonhos tem como missão inserir o ser humano, desde a infância, nas variadas formas de linguagem, em especial a poética, obtendo, como resultado, a transformação da sua atitude perante a vida e a sociedade, a partir das realizações pessoais e se tornando um defensor da Paz e da Não-Violência.

Para atingir sua missão, a Usina de Sonhos busca conquistar, mediante o envolvimento e comprometimento das autoridades e instituições sociais, o coração da comunidade, desde as crianças e jovens, bem como os seus pais, contagiando também os educadores, portadores de necessidades especiais (PNEs), trabalhadores, idosos, empresários, profissionais liberais, universitários, artistas, jornalistas, servidores públicos, militares, religiosos, enfim, todos os que sonham com o Bem-Estar Social e a Paz.