Nossa História

20131001_181517O Instituto Usina de Sonhos, na cidade de Dois Córregos (SP), foi idealizado e criado pelo poeta e empresário José Eduardo Mendes Camargo em agosto de 1995.

O projeto foi reconhecido pela Unesco (órgão das Nações Unidas para o Desenvolvimento da Cultura) graças à intermediação do senhor Kiflê Selassie, que contou com o apoio da Associação Brasileira da Indústria de Brinquedos (Abrinq) e dos recursos previstos na Lei de Incentivo à Cultura. A indicação foi referendada pelo Ministério da Cultura (Minc).

Está registrado no cartório da Comarca de Dois Córregos como “entidade cultural sem fins lucrativos”, sob nº158.

A Usina de Sonhos tem como missão inserir o ser humano, desde a infância, nas variadas formas de linguagem, em especial a poética, obtendo, como resultado, a transformação da sua atitude perante a vida e a sociedade, a partir das realizações pessoais e se tornando um defensor da Paz e da Não-Violência.

Para atingir sua missão, a Usina de Sonhos busca conquistar, mediante o envolvimento e comprometimento das autoridades e instituições sociais, o coração da comunidade, desde as crianças e jovens, bem como os seus pais, contagiando também os educadores, portadores de necessidades especiais (PNEs), trabalhadores, idosos, empresários, profissionais liberais, universitários, artistas, jornalistas, servidores públicos, militares, religiosos, enfim, todos os que sonham com o Bem-Estar Social e a Paz.

Nossos Valores

mission_2

Cultura

Incentivar e possibilitar formas diversificadas de expressão da criatividade, buscando integrar a comunidade e a criança em iniciativas culturais de caráter coletivo e social

mission_1

Educação

Promover integração entre as atividades de manifestação artístico-cultural e o ensino oficial ministrado nas escolas, como forma de ampliar os benefícios da aprendizagem.

mission_3

Esporte

Estimular o gosto e o interesse pela arte em geral, desenvolvendo habilidades específicas em vários ramos, especialmente, em relação à poesia e a Literatura.

Nossa Estratégia

untitled-2

Parcerias e Convênios

Celebração de parcerias e convênios com instituições públicas e privadas, a fim de garantir a continuidade dos projetos e consolidação dos resultados alcançados.

Formação de parcerias em todo o território nacional, estendendo as atividades, na tentativa de instalar filiais, agências e multiplicadores em qualquer parte do País

asd

Geração de Empregos

Emprego de mecanismos e procedimentos de acompanhamento, controle de avaliação dos projetos desenvolvidos.

23

Transparência

Prestar contas dos recursos investidos junto aos parceiros financiadores, bem como quaisquer outras informações que forem necessárias para acompanhamento dos trabalhos.

45

Expansão

Divulgação da experiência já consolidada do Instituto Usina de Sonhos, de forma ampla e universal.